quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ENTREVISTA: Gilma Mascarenhas fala sobre a sexualidade masculina

Lana Mattos

Os homens sempre sofreram por problemas relacionados ao sexo, independente da idade, mas se escondiam por trás da pose de “machões”. Com o desenvolvimento da ciência e a abertura da sociedade, hoje eles procuram ajuda profissional para melhorar seu desempenho sexual e terem relações em que se dá e obtém prazer.

Quando e por que o homem deve ir a um sexólogo?
Sexólogo é um profissional que vai esclarecer dúvidas e até determinar tratamentos para homens e mulheres que sofrem com problemas relacionados à sexualidade: Dificuldade de ereção, baixa de desejo, ausência de orgasmos, ejaculação precoce, perda de ereção...
Geralmente o homem tem mais vergonha que a mulher em expor sua intimidade? Por quê?
O homem é culturalmente mais machista e protela o máximo que pode seu sofrimento. Normalmente a parceira dá uma força, principalmente quando sente que está afetando os campos da personalidade e desgastes ao seu relacionamento. Porém, a sociedade atual está mais desinibida em relação ao sexo. Homens, mulheres e até mesmo os mais jovens estão mais seguros quanto à sexualidade e a solicitar auxílio da sexologia.
O que leva um homem a ter ejaculação precoce?
 A causa exata da ejaculação precoce ainda é desconhecida, mas os pesquisadores da área acreditam que fatores psicológicos e biológicos estejam envolvidos nos motivos que levam à ocorrência desse problema. O ideal é uma investigação com o sexólogo e o urologista para identificar qual a causa que afeta cada indivíduo.
Por que alguns homens “brocham”?
Dentre outros motivos, por estresse, tensão e autoexpectativa.

É verdade que uma das razões da homossexualidade entre homens é que a próstata é sensível, pois tem muitas terminações nervosas, fazendo com que alguns sintam prazer com seu toque?
Acredito que não tenha nenhuma ligação. A homossexualidade é o desejo pelo outro do mesmo sexo e não apenas um prazer no órgão. Qualquer homem pode sentir prazer no ânus e necessariamente não ser gay.

Há homens que não conseguem atingir o orgasmo?
Orgasmo é uma resposta fisiológica natural diante de um estímulo sexual considerado prazeroso. Ele se caracteriza pela ejaculação e pela sensação de alívio da tensão sexual que percorre o corpo todo. Quando o homem não consegue gozar durante a penetração, ele apresenta um Transtorno do Orgasmo Masculino chamado de anorgasmia masculina.

Por que alguns homens têm uma relação apenas e vão dormir, enquanto outros "dão" três ou mais?
Normalmente o homem é diferente da mulher, ele tem o período refratário e não consegue ter várias relações em um curto prazo de tempo. Geralmente os homens finalizam a relação e após um tempo pode-se iniciar uma segunda e uma terceira, porém isso acontece em início de relação, em viagens, lua de mel, enfim, ocasiões especiais. No dia-a-dia essa frequência é bem menor.

A impotência chega geralmente com que idade? Quais fatores a causam?
Existem muitas razões para uma causa psicológica ou orgânica da impotência. Ela pode começar abruptamente, geralmente após um grande trauma psicológico ou pode se instalar gradualmente como resultado da depressão, ansiedade e estresse crônico. Além disso, em muitos distúrbios mentais a libido e a potência sexual podem estar afetadas. É um problema comum que atinge muitos homens, ao menos uma vez durante a vida. Segundo os estudos mais atuais, a doença afeta de 7% a 8% dos homens com idades de 20 a 39 anos e cerca de 55% a 60% de homens com idade acima dos 70 anos.

É verdade que masturbação vicia?
Mito. A masturbação ajuda no autoconhecimento do corpo.

O que o homem pode fazer para apimentar a relação e não diminuir muito o número de relações com o tempo?
Quando namoramos, normalmente temos uma frequência sexual maior. Quando casamos, vêm os filhos, as atribuições, e é normal a diminuição das relações. O que aconselho aos casais é: Tirar um tempo para eles, viajar só, criar estratégias para não perder o encanto e o olhar desejante.

O que falta para a vida sexual masculina ser mais satisfatória?

Um bom diálogo com a parceira, falar sobre o assunto, trabalhar as fantasias, isso é um bom caminho para uma vida sexual prazerosa do casal.


__________________________________________________________________________



Gilma Mascarenhas é psicóloga e sexóloga. Atende na Lune, em Feira de Santana, e no Núcleo Baiano de Urologia, localizado no Centro Médico Hospital da Bahia, em Salvador

Nenhum comentário :

Postar um comentário